quarta-feira, 27 de agosto de 2008

História de formação

Trabalho na educação infantil já a algum tempo, e senti necessidade de aprender mais, me qualificar no que faço, e que gosto muito. Portanto, procurei estudar, porque desde que concluí o magistério, em 1982, comecei a lecionar, e por motivos pessoais (casamento, três filhas) não pude me dedicar aos estudos.
Quando resolvi fazer o vestibular na UESB, já sabia que era Pedagogia e todos me apoiaram bastante, principalmente a família, e colegas de trabalho. Sabia que o curso de Pedagogia traria muitas contribuições para minha profissão e minha vida.
Esse tempo na faculdade está sendo importante, pois fiz muitas amizades, o que fez com que minha vida pessoal se tornasse mais ativa, crescendo meu grupo de amigos. Quanto à minha vida profissional, o curso está sendo um grande aprendizado para a minha prática pedagógica, fazendo com que a cada dia eu tome consciência do meu papel de educadora.
Durante os nossos estudos e reflexões, deparamos com alguns teóricos que nos serviram de instrumento, o que me fez pensar criticamente sobre meus caminhos e fazeres pedagógicos, e dentre esses teóricos não posso deixar de mencionar Montessori, que é a base da minha vida profissional há pelo menos dezenove anos, e que seu sistema propõe estratégias onde a educação toma um novo caminho, buscando liberar potencialidades humanas e não apenas voltar-se em grande parte para a transmissão de conhecimentos.
Tanto Montessori, como Piaget, têm como foco de trabalho a criança, o sujeito que aprende, que constrói o seu próprio conhecimento através da interação com todo o ambiente. Nas leituras sobre Piaget, percebi muita semelhança com o pensamento de Montessori, principalmente em relação à construção do conhecimento. Portanto, a contribuição de Piaget para a minha vida profissional foi muito importante, e fez-me entender que cada etapa da criança se define um momento de desenvolvimento e que a criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Gosto muito de atuar na Educação Infantil, trabalhar com crianças de 0 a 6 anos é muito gratificante. Não sei se me identificarei com o Ensino Fundamental I, estou na expectativa do estágio para poder socializar essa experiência.

Nenhum comentário: